projeto 15x3 - TODAS AS IDADES PARA ELAS

Fugir dos padrões de beleza impostos pela indústria do entretenimento e mostrar que cada mulher possui, sim, uma beleza que pode ser captada pelos flashes: essa é a proposta do projeto "15x3: Todas as idades para elas", do fotógrafo paraibano Rizemberg Felipe, que traz como modelos mulheres maduras, lançado nesta quinta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher.

"Eu me senti uma verdadeira rainha", conta a secretária Francinete de Oliveira. Ela, na época em que fez o book, estava passando por uma série de problemas pessoais e as fotos foram uma forma, sobretudo, dela reencontrar sua autoestima. "Meu sonho sempre foi fazer uma foto em estúdio. Na época dos meus 15 anos, eu não tive a oportunidade,  mas sempre quis fazer uma foto bem bonita", diz. Chegando o dia, ela, maquiada, foi para frente dos flashes: o resultado ficou tão bom que estampou uma campanha publicitária do próprio estúdio.





Já a escritora Wilna Sitaro trabalhou como modelo por 11 anos durante sua juventude. Hoje, dedica-se às letras, mas ocasionalmente volta à frente das câmeras. A diferença? A idade. Mas não de uma forma negativa. "Com a idade, você vai sabendo melhor ser fotografada. Você já conhece o seu corpo, já sabe os seus melhores ângulos. E isso não é só pra quem já foi modelo - pra qualquer uma. Com a idade, você já não precisa de aula, porque a própria vida já te ensinou quem você é", diz. Ela é uma das modelos do projeto. 

Para o fotógrafo Rizemberg Felipe, trazer essas mulheres para a frente da câmera é a oportunidade de valorizá-las pela beleza que elas têm em qualquer idade, sem se prender às fórmulas da indústria da beleza. "Hoje em dia muitas pessoas estão fazendo fotos com seus celulares, mas sabe qual a mágica que existe quando você procura um estúdio para fazer isso? A primeira parte é que, ao entrar em um estúdio, você entra num universo até então voltado para artistas e famosos e isso deixa a mulher no mundo dos sonhos", comenta.

Segundo ele, a ideia não é só criar um produto, as fotos, mas, sim, oferecer um serviço voltado para o bem estar. "Ver uma pessoa que nunca entrou em um estúdio fotográfico realizar o seu sonho é lindo e gratificante. São mulheres de 30, 40, 45 anos, que entram em um estúdio e se veem como se fosse qualquer modelo que elas tenham como referência. As fotos dão a elas a possibilidade de um futuro onde eu mostro que elas simplesmente podem! Podem ser modelos, podem ser valorizadas pela beleza que elas próprias têm", comenta o fotógrafo.

Rizemberg Felipe - Rizemberg Felipe é repórter fotográfico e publicitário, sendo formado pela New York Film Academy. Vencedor de diversos prêmios, a exemplo do Prêmio Sesc Vídeo Festival e o Prêmio AETC de Jornalismo, oferece em seu estúdio cursos de fotografia básica e avançada, além de produzir fotos de eventos e books em todo o estado.



Rafaela Gambarra

Comentários

Postagens mais visitadas